segunda-feira, 17 de março de 2008

Não sei para onde vou


*A Rosa
*O Sinal da Cruz (Nossa Senhora)
*Os livros
*A Cadeira
*As Casas (velhas)



“Eu te consagrei; eu faço de ti um profeta para as nações” (Jr 1,5b).

O próprio Deus é quem nos chama a sermos profetas. O chamado é divino, mas a resposta é humana. Deus nos confia a missão de profetizarmos às nações, mas também nos dá a liberdade de aceitarmos ou não a esse chamado. Se o aceitarmos, e deveríamos aceitá-lo, precisamos entender o que realmente significa ser um profeta.
Infelizmente, a maioria das pessoas tem uma imagem deturpada do que realmente é a profecia e, conseqüentemente, do sujeito que a transmite. Muitos acreditam que profecia é uma espécie de enigma; que profeta é aquele que adivinha as coisas, que tem visões sobre o futuro, algo parecido com cartomantes, videntes e outros que dizem por aí que descobrem coisas relacionadas ao futuro. O profeta e a verdadeira profecia não são nada disso.
Há um tempo apareceu até novela para confundir ainda mais a cabeça das pessoas. A trama mostrava uma pessoa com um “dom especial”, que, na verdade, a transforma num desses adivinhos, uma pessoa que tem visões de fatos que ainda iriam acontecer.
Aí temos dois problemas principais: O primeiro, é que dessa maneira só os que nascem com esse tal “dom especial” é que podem profetizar e isso contradiz o que a Igreja nos ensina quando nos instrui que todos nós, batizados, participamos do múnus (da função) profético de Cristo, através do qual devemos evangelizar pela vida e também pela palavra. No batismo, Deus mesmo nos faz profetas.
O outro problema é a respeito do conteúdo da profecia. Profecia não é adivinhação, mas uma forma de se educar para o futuro, de se descobrir caminhos para o futuro. Isso é tão verdade que os profetas são antes de tudo intérpretes da história do povo. A profecia acaba sendo uma releitura da vida do povo. O profeta parte do presente, volta ao passado para, assim, projetar o futuro.
Exemplo disso é boa parte dos livros proféticos da Bíblia que nos mostram os profetas nas várias situações de dificuldade enfrentadas pelo povo de Deus, os quais sempre faziam referências ao passado, especialmente ao evento da libertação do povo, ao Êxodo, para, a partir daí, fazerem essa releitura da história, analisarem o momento presente e educarem o povo rumo ao futuro desejado por Deus.
Faça a experiência. Quando estiver num momento de crise, faça um retrospecto da sua história desde o momento que você considere fundamental para sua vida. Faça a releitura desse momento até a atualidade (momento de crise) e você conseguirá perceber muitos dos motivos que geraram as dificuldades do presente e também conseguirá vislumbrar alguma direção por onde seguir.
São essas duas coisas que precisamos entender. Primeiro: profecia não é para meia dúzia de pessoas consideradas especiais, pois – no batismo – Deus nos consagrou e fez de nós profetas.
Segundo: A profecia não é uma adivinhação, mas sim, inspiração de Deus, que nos momentos difíceis nos ensina a relermos a história e, dessa maneira, projetar o futuro.
Que cada um de nós assuma nossa missão profética e ajudemo-nos uns aos outros a descobrir os caminhos que Deus deseja para o nosso futuro, para a nossa felicidade.

Artigo extraído do livro: 'A experiência de ouvir e transmitir a voz de Deus' de Denis Duarte
Denis Duarte


Hoje, foi um dia maravilhoso, tive uma experiência profundíssima com Jesus e Nossa Senhora.

Mas, é segredo nosso.17/03/2008


=D

(Isaías 42,1-7) e Salmo 26.


Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1"Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas proverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos".5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6"Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.



- O Senhor é minha luz e salvação.- O Senhor é minha luz e salvação.- O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?- Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.- Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos videntes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!


Esse Salmo, e essa passagem da Bíblia, são palavras de Jesus diretamente para mim.


sexta-feira, 7 de março de 2008

A Força da Oração


Nós sabemos e cremos que tudo é possível para aquele que crê e que tudo pode ser mudado pela oração! No entanto, muitos não conseguem tempo para rezar um terço, para unir a família em oração e para ler a Bíblia. E o pior: Muitas pessoas têm vergonha de Deus! Por isso as coisas vão de mal a pior. Contudo, para reverter essa situação, tudo vai depender somente de você. Se os outros não querem rezar, disponha-se a fazê-lo e reze você! Nade contra a maré! A Palavra de Deus nos diz que, além dos Anjos de Deus, existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – que por serem desobedientes e rebeldes – estão também ao nosso derredor. Por isso, irmãos, esta [Palavra de Deus] nos ensina: ''Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos'' (Efésios 6,18). Não podemos continuar inertes e passivos diante das situações. Isso quer dizer que devemos orar se estivermos alegres ou tristes, com dívidas ou não, desempregados ou bem empregados, chateados ou felizes por causa dos filhos, maridos, chefes; enfim, seja como for, a única coisa que devemos fazer é rezar em todas as circunstâncias. E ''perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos'', nestes dias de forma especial.


"De fato, é preciso que perseveres para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu" (Hebreus 10, 36).


Seu irmão,


Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 5 de março de 2008

Saber ouvir



Quantas vezes lemos na Sagrada Escritura: ''Escutai a voz do Senhor''. O Senhor não se cansa de usar dos profetas de todos os tempos para chamar a nós, homens e mulheres, à única coisa essencial na vida: ouvi-Lo e segui-Lo. ''Escutai minha voz! Serei vosso Deus e sereis meu povo'' É aprendendo a escutá-Lo que vamos crescendo na fé, e ao crescermos nela vamos adquirindo o gosto de seguir e obedecer a voz d'Ele. Jesus é o nosso modelo de escuta e obediência: ''Digo-vos o que o Pai me ensinou'' (Jo 8,26). Quem permanece em Jesus e nos seus mandamentos será instruído por Ele. Por meio da Palavra d'Ele serão iluminados, guiados, transformados.É por isso que durante todo o dia devemos estar vigilantes. Mesmo em meio a muitas ocupações é necessário conservar a vigilância para que – por intermédio do Espírito Santo - saibamos discernir e acolher a voz de Deus.Quando somos movidos a fazer o bem, a perdoar, a nos esquecer de nós mesmos, a nos doar aos outros, a silenciar para ouvir o Senhor, a ser dóceis às ordens de nossos superiores, é Deus quem nos pede. Ao passarmos por duras provas de paciência e perseverança, é Deus quem nos estimula.''Feliz o homem que vos ouve, ó Senhor, e que vela todos os dias às vossas portas'' (Pr 8,34).


Falai, Senhor, porque quero me exercitar na escuta, e porque quero ser fiel às tuas instruções.Jesus, eu confio em vós!

Luzia Santiago

Maezinha do Céu, eu não sei rezar, eu só sei dizer, eu quelo te amar, azul é seu manto, blanco é seu véu, Maezinha eu quelo te ver lá no Céu!
Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recoremos à vós!
Amoooooooooo mutxo

segunda-feira, 3 de março de 2008

Apóstolos dos dons do Espírito


Você precisa crer que para Deus nada é impossível. Não podemos nos basear no intelectual dos homens, mas na sabedoria de Deus. O Senhor quer que sejamos apóstolos dos dons do Espírito; não tem como uma pessoa que recebeu a efusão d’Ele não usar os dons. Deus pode nos dar um carisma especial e este ser transformado em ministério, como o ministério de cura, de milagres, entre outros; também o de governar, porque governar é um ministério. No Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 11, versículo 26, está escrito que: “Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos”. Ser chamados de cristãos é o mesmo que hoje ser chamado de carismático. Eles os chamaram assim porque viram os efeitos dos carismas. Cristão e carismático são sinônimos. A Igreja de hoje não pode ser diferente da Igreja primitiva, pois precisamos ser modelados nesta [Igreja primitiva].


Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Tudo é de Deus Pai


"A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus" (I Coríntios 2,4).Deus usa de muitas pessoas para manifestar o poder d'Ele. Isso retrata o que está no início da Carta de São Paulo aos Coríntios. Algumas pessoas pensam que os dons do Espírito Santo de Deus são para algumas pessoas muito especiais, muito bem escolhidas e muito santas. Nós também nos acostumamos a ver os dons do mesmo Espírito na vida dos santos. Vemos dons de milagres, cura, profecia, entre outros, e pensamos que essa graça acontece pela grande santidade de quem os possui; como prêmios divinos. Mas quem nos santifica não somos nós. Não é como o povo diz que quem é santo já nasce santo. Quem faz essa santificação é Deus. Todos os dons vêm do Todo-poderoso. Por isso, o orgulho é tão destrutivo, principalmente o espiritual. "Recordo-te que tens de reativar o dom de Deus que está em ti" (II Timóteo 1, 6).


Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib