Essa palavra me acalmou e me tocou fortemente.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
HOMILIA:
O PAPEL DO DEFENSOR Jo, 15,26b-27a
Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Saylamaio 18th, 2009
No Evangelho de Jesus segundo São João, o tema do Paráclito merece maior atenção. Primeiro por ser o único evangelista a falar sobre ele e depois por estar diretamente relacionado com o mistério da Pasxão Morte e Ressurreição do Jesus.
O Mestre vê chegado o seu fim neste mundo. Devido ao escândalo que a tragêdia da Cruz devia trazer aos Apóstolos, ele resolve fortalecê-los com um discurso de esperança e a promessa de lhes enviar o defensor, advogado, intercessor, consolador.
Jesus no Evangelho segundo São João nos faz ver ordenadamente as sete atividades realizadas pelo Paráclito: ensinar; fazer lembrar tudo o que Jesus disse; dar testemunho de Jesus; convencer do pecado, porque o mundo não crê em Jesus, da justiça e do juízo; guiar a toda a verdade, e Jesus é a verdade; declarar ou anunciar o que Jesus, da parte do Pai, Lhe entrega e por último de glorificar a Jesus.
Hoje, Jesus anuncia não somente aos discípulos o dom do Espírito Santo, Paráclito, Espírito da Verdade mas também a ti e amim. O mesmo Espírito que segundo a promessa, iluminará os discípulos sobre o sentido da missão de Jesus e os moverá em continuidade a esta missão, está sendo derramado em cada dia que passa sobre mim e sobre ti. É preciso que lhe abramos as portas do nosso coração. Contudo, não tenhamos ilusões. Precisamos saber e entender que a missão de testemunhar Jesus no mundo, além das alegrias que proporciona, supõe perseguições e tribulações. Até porque um Cristo sem Cruz não existe. É por isso que Jesus adverte os discípulos para que compreendam que o empenho pela vida se faz em confronto com as forças da morte. É preciso que o grão caido na terra morra para dar fruto.
Foi precisamente por isso que Jesus solidificou a fé dos Apóstolos e o faz também com nosso. Acredite. A primeira coisa que o Espírito faz é dar testemunho de Jesus: Ele dará testemunho de mim. O Espírito não é um ser espiritual sem definição. Nõo! Ele é o Espírito da verdade que vem do Pai, será enviado pelo próprio Jesus e nos introduzirá na verdade plena. A verdade plena é o próprio Jesus: Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário