quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A Eficácia da Palavra


Gostaria de partilhar nessas pequenas linhas que se seguirão um fato muito atual no séc. XXI, no caso, a eficácia da Palavra de Deus.Infelizmente, nós não vivemos bem a palavra do Senhor. Muitas vezes usamos da Palavra como um livro de auto-ajuda, onde podemos encontrar palavras que irão consolar momentaneamente sofrimentos vividos naquela mesma ocasião.A Bíblia não é um livro de auto-ajuda. Certa vez ouvi essa frase e nunca a esqueci: “A Bíblia é a carta de amor de Deus pra você.” Afinal, temos de lembrar que a Bíblia foi escrita por homens. Sim. Não discordo. Porém nossa Fé nos leva a crer que os homens que a escreveram estavam sob a unção do Espírito de Deus. Todas as pessoas: profetas, discípulos, evangelistas, foram guiados pelo Espírito de Amor de Deus.No parágrafo acima foi tocado no primeiro ponto que gostaria de frisar: Fé. O que é Fé? Ter fé? Qual o significado? A resposta para essas perguntas está em Hebreus 11, 1 que diz: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” Agora eu vos pergunto: O que VOCÊ entende por fé?Vamos meditar em cima dessa “simples” frase. Primeiro ela diz que a Fé é o fundamento da esperança. Você consegue enxergar a profundidade dessa frase? Em um dicionário nos é ensinado que: “Fundamento = base, alicerce, fundação. Elemento essencial sobre o qual se apóia todo o resto; SUSTENTÀCULO.” Precisa dizer mais? A Fé é o principio, o centro, a fonte da esperança. Esperança essa é a expectativa de algo que se deseja, ou seja, você não tem, mas quer. Você não sabe se um dia chegará, mas espera que chegue; e é a fé que sustenta todo o esperar, toda a esperança ..
‘..., é uma certeza daquilo que não se vê.’ Ter fé é tomar posse! É dizer: Eu creio! Ter fé agora é melhor definido, pois não é somente ter esperança, ser base para esperar algo, mas também é tomar posse! É se apoderar daquilo que se espera (‘... é uma certeza...’).Por que todo esse discurso sobre a fé? Porque irmãos, nós não temos fé na Palavra do Senhor, simplesmente por isso! A Bíblia está se tornando cada vez mais um livro ilustrativo. O evangelho sendo esquecido. As pessoas procuram na Bíblia apenas as palavras que lhe convém: Salmo 90, Isaías 43, Isaias 44. Porque são ‘momentos legais’, são palavrinhas bonitinhas, parece até um ‘romancezinho’: “Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio.” Muitas vezes quando lemos essa palavra falta um “P.S.: ah, claro Senhor, só confio quando me convier ta ?”Perdoe-me a dureza de palavras, mas é algo que me incomoda demais. Não existe “meio” Evangelho. Ou é ou não é. Muitos já devem ter ouvido falar na passagem do livro do apocalipse que diz: “quente ou frio, pois morno Deus vomita.” Não existe: só quero essa parte ou aquela outra. Hoje as pessoas querem ser deus (com ‘d’ minúsculo mesmo). Hoje em dia não somos nós que servimos a Deus, mas Ele que nos serve: “Senhor, eu quero isso, aquilo, aquilo outro lá..” Não é assim? Aí quando Deus não nos dá, por saber o que é melhor para nós, a gente ainda fica com raiva e começa a reclamar! .
Você tem mesmo fé na Palavra do Senhor? Então leia: I Macabeus 2, 61 (“Recordai-vos assim, de geração em geração, de que todos os que esperam em Deus não desfalecem.”) Judite 4, 12 (“Estais certos de que o Senhor VOS OUVIRÁ, SE PERSEVERADES jejuando e orando em sua presença.”) Hoje em dia somos ‘treinados’ a sermos tão imediatistas que perdemos esse valor. Já ouvimos tanto que o tempo de Deus é diferente do nosso, não é? Pois lê Eclesiástico 2, 3 (“Sofre as DEMORAS de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.”) E não é enriquecer de dinheiro, mas dos frutos do Espírito de Amor que será derramado em teu coração.Após tudo já discutido sobre a fé como fonte de esperança, de certeza do que não se tem, nem se vê, podemos ver claramente que temos que rever certos conceitos, e principalmente, algumas vivências. É preciso ter consciência que a Palavra nos edifica, nos cura, nos mostra a face de Deus. Como é que dizemos que conhecemos a Deus se não conhecemos sua Palavra? Pois é na Sagrada Escritura que Deus se mostra. Ele se deixa conhecer por todos nós. Ele deseja nos conhecer. Em I Pedro 1, 22-24 o apóstolo nos ensina: “Em obediência a verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. Pois fostes regenerados não duma semente corruptível, mas pela Palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna. Porque toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva e cai a flor, mas a palavra do Senhor permanece eternamente(Is 40,6s) Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada pelo Evangelho.”Espero irmãos, ter colocado em seu coração algumas curiosidades sobre a Palavra de Deus. Peço humildemente a vós, que não a leia como livro de auto-ajuda, que em primeiro lugar rogue pelo Espírito de Deus antes de qualquer leitura, pois Ele ouvira o pedido de um coração que deseja realmente conhecer a Deus, que lê Palavra com amor e ternura, ansioso a conhecer o centro de nossas vidas: A Santíssima Trindade.
Como maior ensinamento, meus irmãos, gostaria de repetir aqui as palavras do Apóstolo Tiago. Onde Tiago nos dá uma verdadeira lição de como agirmos diante da Palavra do Senhor. Assim está escrito: Tiago 1, 19-27: “Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus. Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas. SEDE CUMPRIDORES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: contempla-se e, mal sai dali, esquece-se de como era. Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera – não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito –, este será feliz no seu proceder”Que forte essas palavras! Mas realmente esse é o sentido da Bíblia, da Palavra. Para que nós, agora conhecedores da Verdade e libertos do pecado, possamos caminhar com Cristo, nosso Senhor, para que no derradeiro dia nossa vida se enriqueça! Por isso, meus irmãos, não sejamos apenas ouvintes da Santa Palavra, mas cumpridores fiéis!Por fim, deixo a vocês Mateus 12, 35-37: “O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado.”Que possamos repensar sobre nosso tesouro. Onde estamos construindo, sobre a nossa Fé, nossa perspectiva em relação à Palavra, para que possamos juntos crescer em Jesus Cristo. Que o Espírito da Verdade possa vir a nós e mostrar-nos as Verdades da Sagrada Escritura.Estejam em Paz! E Maria seja vossa guia. PAZ!


(Rafael - 16/10/07)

Nenhum comentário: