segunda-feira, 29 de setembro de 2008

São Miguel, Gabriel e Rafael.

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do Céu vêm em nosso socorro, pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. São MiguelO nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico: "Quem é igual a Deus", segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também."Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu".São GabrielO nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus", mas é muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico:"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação.São RafaelUm dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit."Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). Este arcanjo de nome "Deus Curou", restituiu à vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PARA IMITAR MARIA


1° DIA: Tornar-se humilde como Maria


Maria se lembrava que tudo nela era dom de Deus.Guardava em segredo, mesmo diante de seuesposo, as graças e favores divinos com que eraagraciada por Deus. Ela oferecia ao Senhor oslouvores que recebia. Ela se comprazia em servir aopróximo e a se colocar sempre em último lugar. Elanão temia o desprezo; ela não foi vista emJerusalém no Domingo de Ramos, na ocasião emque o povo recebeu seu Filho com todas ashonrarias. Mas não teve medo de comparecer aoCalvário, onde foi reconhecida como a mãe de umcondenado.Santa Catarina Labouré, vós ocultastes no silêncioa graça maravilhosa de ter visto a Santa Virgem.Rogai por mim quando eu quiser me valorizardiante do próximo.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,vós que tendes horror ao orgulho, revesti-me com omanto da vossa humildade.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !


2° DIA: Amar como Maria


O Cristo nos deu este mandamento: amarás oSenhor Deus de todo o teu coração e a teu próximocomo a ti mesmo. Maria cumpriu plenamente esteduplo preceito. Segundo São Bernardo, o amor deJesus entrou como uma espada no coração de Mariae o traspassou de um lado ao outro a fim de quenenhuma dobra e nenhuma prega ficasse sem oferimento de amor. O coração de Maria tornou-se,então, fogo e chama: fogo por causa do amor que aqueimava interiormente e chama resplandecendono exterior, através da prática da caridade. QuandoMaria carregava Jesus em seus braços, poder-se-iadizer que “era fogo carregando fogo”.Santa Catarina Labouré, que os dois corações,colocados no reverso da Medalha Milagrosa, melembrem o amor a Deus, quando meu fervorarrefecer; e o amor ao próximo, quando eu derpreferência a mim, dentre os outros.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,como em Caná, rogai por mim ao vosso Filho,dizendo-lhe: ” Eles não têm mais amor”, e concedeimea graça de praticar a caridade, como vós.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !


3° DIA:Acreditar como Maria


Foi pela sua fé que Maria foi proclamadabem-aventurada por Elizabeth. Na Paixão de Jesus,os discípulos foram tomados por dúvidas esomente a Virgem Maria se manteve firme na fé,diz Santo Alberto, o Grande. A fé é um dom deDeus e, ao mesmo tempo,uma virtude. É umdom de Deus, enquanto luz que Ele próprio fazresplandecer sobre a alma. É uma virtude.quandoa alma a põe em prática. O verdadeiro cristão vivesegundo a sua fé. Assim viveu a Virgem Maria.Santa Catarina Labouré, vós que acolhestes comfé as aparições da Mãe de Deus, rogai por mimquando eu duvidar.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,obtende-me olhos que visualizem toda a luz da fé.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !


4° DIA:Esperar como Maria


A esperança nasce da fé. A Virgem Mariademonstrou quão grande era a sua confiançaem Deus, embora guardando o segredo de suamiraculosa maternidade, plenamente confiante deque Deus preservaria sua inocência, sua honra esua vida. E mesmo quando ela se viu excluída dashospedarias e constrangida a buscar abrigo numestábulo, e ainda na sua fuga para o Egito, um paísestrangeiro e desconhecido e sobretudo nas Bodasde Caná, quando seu pedido foi primeiramenterecusado por Jesus, Maria estava confiante que seuFilho lhe concederia a graça solicitada.Santa Catarina Labouré, a missão que vos foianunciada, era pontilhada de obstáculos. Noentanto, vossa Mãe vos deu conselhos em relaçãoao vosso comportamento nos momentos de perigo,e vós confiastes. Rogai por mim, tão apressadaem me preocupar.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,vós sois, depois de Jesus, toda a minha esperança,ensinai-me a praticar o abandono, a entrega àProvidência Divina.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !


5° DIA:Castidade de Maria


Deus nos deu, em Maria, o modelo perfeito datransparência em relação ao amor de Deus.Maria consagrou-se inteiramente a Deus, abrindo ocaminho para muitas outras jovens. No entanto, ochamado evangélico à castidade dirige-se a todosos cristãos, seja qual for seu estado civil. Trata-sede um apelo a não usar o próximo apenas para seupróprio prazer. A castidade é um modo livre deviver, respeitando o outro como o outro, lutandocontra o que, em nós, sonha sempre com umafusão, com uma transgressão dos limites queconstituem a nossa humanidade.Santa Catarina Labouré, toda a sua vida foidedicada a servir aos pobres com o maior respeito,comunicando a eles o amor de Deus por eles.Rogai por mim nos momentos difíceis.Ô Maria, Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossaMãe, que o vosso nome, pronunciado comconfiança, seja o meu recurso quando eu tiver querenunciar às paixões do espírito e da carne, paradeixar Deus passar.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vós.


6° DIA:Pobreza de Maria


Vemos Maria entrar no Templo. não com umcordeiro, que seria a oferenda das pessoas ricas,mas com um par de rolinhas que constituía aoferenda dos pobres. Havia concordado emdesposar São José, que vivia exclusivamente doárduo trabalho de suas mãos. Partira para o Egitopara salvar seu filho, abandonando sua casa, suafamília e seus amigos. Quando a virtude da pobrezanos faz sentir seus espinhos em nossa própriacarne, que fonte de consolo encontramos napobreza de Maria e José!Santa Catarina Labouré, vós vos consagrastes aDeus para servir aos pobres, em sua pobreza. Rogaipor mim, quando colocar o dinheiro em posição pordemais importante em minha vida, em vez de darprioridade a Deus.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,que dizeis, em vosso sublime cântico: Minha almaexulta no Senhor. Obtende-me a graça de nãodesejar outro bem que não seja somente Deus.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !


7° DIA:Obediência e paciência de Maria


A Virgem Santa era de tal modo apegada ao Senhorque se intitulou serva do Senhor. Maria, comhumildade, viveu sua vida em total adesão àvontade de Deus. Do momento que a mulher doEvangelho, dirigindo-se a Jesus, exclamou: “Feliz oseio que te trouxe ao mundo!”, Jesus respondeu: “Mais felizes são aqueles que escutam a palavra deDeus e a põe em prática”. Naquele episódio, Mariasurge como a primeira discípula de seu Filho.Santa Catarina Labouré, vós que perseverastes compaciência na realização de vossa missão, apesar dascontradições, rogai por mim.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,obtende-nos a graça de obedecer fielmente àvontade de Deus, de suportar em paz as cruzes eamar a Deus cada vez mais.E lembrai-vos de.... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !


(Folhetos da Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na Rue do Bac, em París)

(Eclesiaste 3,1-11)



Leitura do Livro do Eclesiastes:


1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lucas 7, 41-43.


Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre"! 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente".


Homilia diária do Evangelho de Lucas 7, 36-50

Ali estavam dois réus. Ambos haviam ofendido a Deus em graus diferentes e necessitavam, portanto, do perdão. A pecadora estava tomada por um arrependimento perfeito e foram-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou. Quanto ao fariseu, o Senhor lhe externa sua disposição em perdoá-lo, mas seria necessário, da parte dele, fé e maior amor. Indispensável era ao fariseu reconhecer seu débito para com Deus e pedir-Lhe perdão, mas ele assim não procedeu, por ser orgulhoso.
É fácil compreender a sentença final do Divino Juiz: a pecadora é oficial e publicamente perdoada; quanto ao fariseu, na melhor das hipóteses — se chegasse a arrepender-se e vencer seu orgulho — caberia, talvez, o decreto de Nosso Senhor: os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus. Esta sentença, pode ser minha e tua quando criticamos, censuramos os outros. Sobretudo aqueles que a sociedade marginaliza e considera como pecadores públicos. E Jesus, voltando-se para o excluído, por nós cristãos que nos julgamos perfeitos diz: A tua fé te salvou. Vai em paz.

Confiança absoluta


Salmo 61

Ao mestre de canto. Segundo Iditum. Salmo de Davi.
Só em Deus repousa minha alma, só dele me vem a salvação.
Só ele é meu rochedo, minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei.
Até quando, juntos, atacareis o próximo para derribá-lo como a uma parede já inclinada, como a um muro que se fendeu?
Sim, de meu excelso lugar pretendem derrubar-me; eles se comprazem na mentira. Enquanto me bendizem com os lábios, amaldiçoam-me no coração.
Só em Deus repousa a minha alma, é dele que me vem o que eu espero.
Só ele é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei.
Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele.
Ó povo, confia nele de uma vez por todas; expandi, em sua presença, os vossos corações. Nosso refúgio está em Deus.
Os homens não passam de um sopro, e de uma mentira os filhos dos homens. Eles sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento.
Não confieis na violência, nem espereis vãmente no roubo; crescendo vossas riquezas, não prendais nelas os vossos corações.
Numa só palavra de Deus compreendi duas coisas: a Deus pertence o poder,
ao Senhor pertence a bondade. Pois vós dais a cada um segundo suas obras.


Palavra do Senhor,

Graças a Deus.


*Uma rosa/ *um livro/* um trabalho/*uma pessoa estudando/*um buquê/ *uma pessoa com uma bandeja servindo outras pessoas/ *um caminho cheio de luz.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2008 23ª Semana Comum

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
"Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!— Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo.
— Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real". Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; fareis deles soberanos da terra.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


AS BEM-AVENTURANÇAS

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

(Salmos 44)
(Lucas 6,20-26)