
1° DIA: Tornar-se humilde como Maria
Maria se lembrava que tudo nela era dom de Deus.Guardava em segredo, mesmo diante de seuesposo, as graças e favores divinos com que eraagraciada por Deus. Ela oferecia ao Senhor oslouvores que recebia. Ela se comprazia em servir aopróximo e a se colocar sempre em último lugar. Elanão temia o desprezo; ela não foi vista emJerusalém no Domingo de Ramos, na ocasião emque o povo recebeu seu Filho com todas ashonrarias. Mas não teve medo de comparecer aoCalvário, onde foi reconhecida como a mãe de umcondenado.Santa Catarina Labouré, vós ocultastes no silêncioa graça maravilhosa de ter visto a Santa Virgem.Rogai por mim quando eu quiser me valorizardiante do próximo.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,vós que tendes horror ao orgulho, revesti-me com omanto da vossa humildade.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !
2° DIA: Amar como Maria
O Cristo nos deu este mandamento: amarás oSenhor Deus de todo o teu coração e a teu próximocomo a ti mesmo. Maria cumpriu plenamente esteduplo preceito. Segundo São Bernardo, o amor deJesus entrou como uma espada no coração de Mariae o traspassou de um lado ao outro a fim de quenenhuma dobra e nenhuma prega ficasse sem oferimento de amor. O coração de Maria tornou-se,então, fogo e chama: fogo por causa do amor que aqueimava interiormente e chama resplandecendono exterior, através da prática da caridade. QuandoMaria carregava Jesus em seus braços, poder-se-iadizer que “era fogo carregando fogo”.Santa Catarina Labouré, que os dois corações,colocados no reverso da Medalha Milagrosa, melembrem o amor a Deus, quando meu fervorarrefecer; e o amor ao próximo, quando eu derpreferência a mim, dentre os outros.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,como em Caná, rogai por mim ao vosso Filho,dizendo-lhe: ” Eles não têm mais amor”, e concedeimea graça de praticar a caridade, como vós.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !
3° DIA:Acreditar como Maria
Foi pela sua fé que Maria foi proclamadabem-aventurada por Elizabeth. Na Paixão de Jesus,os discípulos foram tomados por dúvidas esomente a Virgem Maria se manteve firme na fé,diz Santo Alberto, o Grande. A fé é um dom deDeus e, ao mesmo tempo,uma virtude. É umdom de Deus, enquanto luz que Ele próprio fazresplandecer sobre a alma. É uma virtude.quandoa alma a põe em prática. O verdadeiro cristão vivesegundo a sua fé. Assim viveu a Virgem Maria.Santa Catarina Labouré, vós que acolhestes comfé as aparições da Mãe de Deus, rogai por mimquando eu duvidar.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,obtende-me olhos que visualizem toda a luz da fé.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !
4° DIA:Esperar como Maria
A esperança nasce da fé. A Virgem Mariademonstrou quão grande era a sua confiançaem Deus, embora guardando o segredo de suamiraculosa maternidade, plenamente confiante deque Deus preservaria sua inocência, sua honra esua vida. E mesmo quando ela se viu excluída dashospedarias e constrangida a buscar abrigo numestábulo, e ainda na sua fuga para o Egito, um paísestrangeiro e desconhecido e sobretudo nas Bodasde Caná, quando seu pedido foi primeiramenterecusado por Jesus, Maria estava confiante que seuFilho lhe concederia a graça solicitada.Santa Catarina Labouré, a missão que vos foianunciada, era pontilhada de obstáculos. Noentanto, vossa Mãe vos deu conselhos em relaçãoao vosso comportamento nos momentos de perigo,e vós confiastes. Rogai por mim, tão apressadaem me preocupar.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,vós sois, depois de Jesus, toda a minha esperança,ensinai-me a praticar o abandono, a entrega àProvidência Divina.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !
5° DIA:Castidade de Maria
Deus nos deu, em Maria, o modelo perfeito datransparência em relação ao amor de Deus.Maria consagrou-se inteiramente a Deus, abrindo ocaminho para muitas outras jovens. No entanto, ochamado evangélico à castidade dirige-se a todosos cristãos, seja qual for seu estado civil. Trata-sede um apelo a não usar o próximo apenas para seupróprio prazer. A castidade é um modo livre deviver, respeitando o outro como o outro, lutandocontra o que, em nós, sonha sempre com umafusão, com uma transgressão dos limites queconstituem a nossa humanidade.Santa Catarina Labouré, toda a sua vida foidedicada a servir aos pobres com o maior respeito,comunicando a eles o amor de Deus por eles.Rogai por mim nos momentos difíceis.Ô Maria, Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossaMãe, que o vosso nome, pronunciado comconfiança, seja o meu recurso quando eu tiver querenunciar às paixões do espírito e da carne, paradeixar Deus passar.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vós.
6° DIA:Pobreza de Maria
Vemos Maria entrar no Templo. não com umcordeiro, que seria a oferenda das pessoas ricas,mas com um par de rolinhas que constituía aoferenda dos pobres. Havia concordado emdesposar São José, que vivia exclusivamente doárduo trabalho de suas mãos. Partira para o Egitopara salvar seu filho, abandonando sua casa, suafamília e seus amigos. Quando a virtude da pobrezanos faz sentir seus espinhos em nossa própriacarne, que fonte de consolo encontramos napobreza de Maria e José!Santa Catarina Labouré, vós vos consagrastes aDeus para servir aos pobres, em sua pobreza. Rogaipor mim, quando colocar o dinheiro em posição pordemais importante em minha vida, em vez de darprioridade a Deus.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,que dizeis, em vosso sublime cântico: Minha almaexulta no Senhor. Obtende-me a graça de nãodesejar outro bem que não seja somente Deus.E lembrai-vos de .... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !
7° DIA:Obediência e paciência de Maria
A Virgem Santa era de tal modo apegada ao Senhorque se intitulou serva do Senhor. Maria, comhumildade, viveu sua vida em total adesão àvontade de Deus. Do momento que a mulher doEvangelho, dirigindo-se a Jesus, exclamou: “Feliz oseio que te trouxe ao mundo!”, Jesus respondeu: “Mais felizes são aqueles que escutam a palavra deDeus e a põe em prática”. Naquele episódio, Mariasurge como a primeira discípula de seu Filho.Santa Catarina Labouré, vós que perseverastes compaciência na realização de vossa missão, apesar dascontradições, rogai por mim.Ô Maria Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,obtende-nos a graça de obedecer fielmente àvontade de Deus, de suportar em paz as cruzes eamar a Deus cada vez mais.E lembrai-vos de.... (minha intenção particular)…Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. . .Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós !
(Folhetos da Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na Rue do Bac, em París)
Nenhum comentário:
Postar um comentário