quarta-feira, 5 de maio de 2010

A videira

Evangelho de hj: (João 15,1-8)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Já havia escutado esse evangelho várias vezes na igreja, e nunca tinha parado p/ refletir sobre sua idéia principal. Em meio a tanta correria do dia-a-dia, e até a pensamentos que encombrem e tumultuam a nossa atenção às coisas que ocorrem ao nosso redor...percebo hj que se nossa mente não estiver voltada veementemente ao que queremos aprender ou entender, somos capazes até de escutar que ganhamos numa loteria e não assimilar nada, tamanha é nossa distração. Bom, isso eu notei hj ao prestar atenção nesse evangelho na minha missa diária bem cedo da manhã...ele é entranhável, marcante... qd o ouvi hj, me veio uma sensação de alegria e paz incomensurável, acho que isso se dá pela enorme intimidade entre nós e Deus, na pessoa de Jesus, a qual é substanciada nessa leitura. É fortemente lindo quando Ele anuncia: ''5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.'' Sinceramente, quero ser o ramo mais verde e virtuoso dessa videira, e muitas vezes já me peguei afastada, como que um galho seco, que não estava enraizado, nem formava essa relação de vital com Deus, nem produzia fruto algum, não que eu lembre, ou se produzido fora, provavelmente um fruto maculado, que não serve para consumo, inutilizável.
Essa semana, Jesus me pediu para ser mais atenta à beneficência e à liberalidade, em outras palavras, que eu pondere mais meus conceitos do que é fazer o bem, eis a acepção do termo beneficência: ''Ato, HÁBITO, ou virtude de fazer o bem. Caridade. Filantropia. Ao menos é como diz Aurélio, se ele é quem diz, quem sou eu p/ querer inverter essa tradução? Só me resta agora pedir ao amado Jesus, que me dê força e coragem suficientes para manter-me conectada à Ele (videira), enquanto eu viver aqui, acredito que essa beneficência é sim o maior de todos os frutos que alguém pode manifestar sua fertilidade como ramo da árvore(Jesus) linda de Deus(agricultor).

Nenhum comentário: