domingo, 19 de setembro de 2010


*Semana muito boa essa, aprendi muito sobre direito trabalhista, uns detalhes que ainda não tinha atentado e que serão bem úteis, o professor tb ajuda, nada como uma aula de Renato Saraiva p/ se apaixonar pelo assunto.

*Saudades do rapel já... e das pessoas que comigo fizeram tb ;)

*Sábado muito bom, festinha de aniversário de Kel, turma de bacharéis e futuros advogados reunida, muita conversa boa, matei a saudade gigante que estava de Nath, Félix e Dani, há tempos não os via, colocamos os papos em dia...(pense numa conversa boa). Raquelita noivou, maravilha de notícia, alguns estão no exterior, já casaram, engravidaram, estou começando a notar a idade chegando, kkkk, sabemos disso quando nossos amigos passam a se resolverem na vida, ou quando nós mesmos nos resolvemos, ainda quero viver muito antes que o segundo aconteça, hihihi...
*Mais tarde, missa com a volta de Padre Germano, estava com saudades dele, falei com ele ao final, ele me deu um abraço bom, e me mandou estudar e depois pensar no curso de ministra. Estou ansiosa com o término desse curso, pq salvo engano, faltam apenas 2 ou 3 aulas e agora práticas, que Deus me ajude nessa linda função.

*Mais tarde ainda, saí com o quarteto fantástico que agora é quinteto com a minha chegada ;D , tínhamos combinado de irmos p/ john peaple, mas desistiram e me ligaram dizendo p/ ir ao Jacaré mesmo, os meninos não vieram, de todos, só James Bond apareceu, já lhe falei da minha mais nova pretensão, ele prometeu me ajudar a alcançá-la. Apesar do descontentamento do começo, a noite foi inesperadamente boa, em todos os sentidos, companhias, astral, surpresas, conversas muito boas por sinal, muitas fotos, encontros, reencontros... em suma, valeu uma noite perdida de estudos SIM! Valeu minha consciência pesada por não está devorando minhas questões de penal... hihihi!

''E deixo pra depois o que eu tinha de fazer, o destino aceito, sem dizer sim ou dizer não, SEM ENTENDER...'' [Ana Carolina]

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dentre as alternativas, Meu coração: É muito leviano, OU tem um assustador poder de auto-regeneração.

''...E são tantas marcas que já fazem parte do que sou agora, mas ainda sei me virar...''

Fim de semana estudando na medida do possível. Finalzinho de domingo especial, uma missa espetacular, palavras fortes, encontro com a paz...graças Pai.
depois Manaçaí com amigos, sempre tão feliz em reencontrá-los, em seguida, casa de Rê.


sábado, 11 de setembro de 2010









Desabafo:
Que agonia me dá lembrar de tudo e saber que como sempre usei demais meu freio.

''Maybe you find some confort here, in the arms of the angel, fly alway from here...''

Que saudade...que falta me faz vc, estou precisando muito estar com vc, e não te largar mais, virar outra vez a noite escutando vc falar qualquer coisa, sua voz soa tão suave em mim, queria ainda estar lá, naquele mesmo lugarzinho, e em sua doce companhia...estou cansada, involuntariamente, estás atrapalhando meus estudos. Queria ter tido mais tempo. Queria poder te desalojar do meu pensamento, sinceramente, não entendo o que está acontecendo comigo.


''Nothing compares to the promise I have in you, my Jesus, my confort...''

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Claustrofobia
Se eu pudesse ter outra chance, certamente faria algo diferente, me sairia bem melhor do que fui. Meu olhar não seria displicente, nem disfarçado; nem minha boca tão obediente.
Preciso conter esse arrependimento por não ter sido mais inconsequente. Todas essas precauções que têm me envolvido ainda não me levaram à emoção implorada pelo meu coração, ele está inerte, e até maculado com tantas dúvidas e anseios não alcançados. O medo é sempre maligno e incansável, involuntariamente sinto-me cega para enxergar a beleza que se esconde por trás do desconhecido, prefiro dar ouvidos ao medo porque aparentemente essa opção é bem segura, mas isso não passa o começo da ruína. Não quero mais fugir do inevitável, estou de braços abertos para a insegurança do incerto, e que tudo o mais se esvazie para tornar meu mundo mais leve.
E então quando eu tiver essa almejada ''deixa do destino'', darei um real adeus à toda razão sufocante, não aguento mais tantos planos, deixo isso para os entediantes. Quero sair desse lugar que limita minha visão da felicidade, necessito agora de um espaço maior, mais evidente e vunerável, quem sabe assim descubro o que havia escondido todo esse tempo. (Priscilla Leticia S. Pereira)


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TENTE OUTRA VEZ!
Veja!Não diga que a canção Está perdida, Tenha em fé em Deus, Tenha fé na vida

Tente outra vez!...
Beba! Pois a água viva Ainda tá na fonte, Você tem dois pés Para cruzar a ponte

Nada acabou! Não! Não! Não!...
Tente! Levante sua mão sedenta E recomece a andar

Não pense Que a cabeça agüenta Se você parar, Não! Não! Não!

Há uma voz que canta, Uma voz que dança,Uma voz que gira, Bailando no ar...

Queira! Basta ser sincero E desejar profundo, Você será capaz De sacudir o mundo.

Vai! Tente outra vez!
Tente! E não diga Que a vitória está perdida, Se é de batalhas Que se vive a vida, Tente outra vez!...

(Raul Seixas)
Não importa onde você parou…em que momento da vida você cansou…o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…é renovar as esperanças na vida e o mais importante…acreditar em você de novo.Sofreu muito nesse período?

foi aprendizado…Chorou muito? foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes?é porque fechaste a porta até para os anjos…Acreditou que tudo estava perdido?era o início da tua melhora…Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…de encontrar prazer nas coisas simples de novo.Que tal Um corte de cabelo arrojado…diferente?Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender apintar…desenhar…dominar o computador…ou qualquer outra coisa…
Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus teesperando.
Tá se sentindo sozinho?besteira…tem tanta gente que você afastou com oseu “período de isolamento”…tem tanta gente esperando apenas um sorriso teupara “chegar” perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza…nem nós mesmos nos suportamos…ficamos horríveis…o mal humor vai comendo nosso fígado…até a boca fica amarga.Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novosdesafios.Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira omelhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assimtrazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…coisas pequenas teremos…já se desejarmos fortemente o melhor e principalmentelutarmos pelo melhor…o melhor vai se instalar na nossa vida.E é hoje o dia da faxina mental…joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinhode coisas tristes…fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos decinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamosquando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não dotamanho da minha altura.”
(Recomeçar - Carlos Drummond de Andrade)

sexta-feira, 16 de julho de 2010


''Eis o melhor e o pior de mim
O meu termômetro, o meu quilate
Vem cara, me retrate...Não é impossível, Eu não sou difícil de ler
Faça sua parte
Eu sou daqui e não sou de Marte
Vem, cara, me repara...Não vê, tá na cara, sou porta-bandeira de mim
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular.
Em alguns instantes Sou pequenina e também gigante
Vem cara, se declara...O mundo é portátil Pra quem não tem nada a esconder
Olha minha cara...É só mistério, não tem segredo.
Vem cá, não tenha medo...À água é potável, Daqui você pode beber
Só não se perca ao entrar...No meu infinito particular.''


Infinito Particular

(Mariza Monte)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O silêncio da miséria, onde vagam os vassalos do feudalismo nordestino, por Arnaldo Jabor


Você já viajou pelo interior de Alagoas? Há alguns meses eu fui de carro até uma cidade a apenas uma hora e meia de Maceió. Parecia um deserto vermelho de barro, pontilhado de miseráveis vilarejos de uma só rua.
O motorista dizia: “isso aqui é tudo de Renan, isso aqui de Lira, isso aqui de fulano, sicrano”. Eu olhava e só via vazios com algumas almas penadas nas estradas. “E isso aqui é do MST.”
Andamos meia hora sem ver casas, nem plantações, além de algumas usinas desativadas. Era o silêncio da miséria, a paz do nada, onde vagam os vassalos do feudalismo nordestino. Aqueles municípios paralíticos já são catástrofes secas, só que silenciosas, paradas no tempo.
De repente, esta tragédia fixa, quase invisível, se transformou em uma tragédia bruta e retumbante. Ai, o verdadeiro Brasil apareceu diante de nós: abandonado, sem verbas, só usadas por interesses políticos do governo.
Só nos restou a solidariedade, mas como sentir a dor de um pobre homem catando comida na lama para dar ao filho chorando no colo? Dizendo o que? “Aí que horror?”
A solidariedade tinha de vir antes para proteger aqueles brasileiros raquíticos, famintos, analfabetos, que só são procurados pelos donos do nordeste para votos ou para serem “laranjas” em roubalheiras das oligarquias.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

FÔLEGO I

Resolvi relatar os principais momentos em que me faltou o ar, seja por euforia ou por desespero mesmo, kkkkkkkk! Esse espaço terá como título ''FÔLEGO''.

Hoje a noite como de costume fomos à aula de inglês, eu, Nath, Ju e Xixica. A aula foi o must, apredemos a fazer um pedido numa lanchonete ou restaurante... tal e pá. A prof. está começando a achar que somos impossíveis, ainda falou: ''Imaginem vcs na época de colégio hein?'' As meninas disseram que eram muito comportadas e tal, e eu fiquei calada é claro, pq se fosse contar as coisas que aprontava, a prof. iria achar que eu era a chefe da gangue. Bastava mencionar que a diretora do colégio sabia meu nome e apelido decorados, hihihihi!
Mas não é isso que quero enfatizar no episódio de hj a noite. Ocorreu que, na volta p/ casa, Nath estava dirigindo e eu ao seu lado, no banco do passageiro como de costume, e era dia do jogo do flamengo x corinthians, estava ansiosa p/ jogo, e qd passávamos pela principal do bessa, nos deparamos com um flamenguista,
e eu soltei um grito: -''É CORINTHIANS!!!"
Ju falou: - ''Prich, como é q vc faz isso, e se esse homem tivesse armado?''
Eu: - ''Seria um tiro na minha testa, kkkkkk!''
Dois minutos depois, passamos por outro homem, que estava debruçado num carro parado, conversando concetrado com o motorista, Nath parou o carro ao lado dele, e eu coloquei praticamente todo o corpo p/ fora do carro pela janela e gritei mais alto ainda: -''É CORINTHIANS!!!" Imediatamente o homem deu um giro de cinema e sacou uma arma em minha direção, e eu na velocidade da luz abaixei e Nath na velocidade de uma tartaruga cansada arrancou com o carro, errando a marcha até o os próximos 200 metros... Xixica com a maior calma do mundo fala: - ''O que foi isso hein?! Vcs são muito nervosas, eu não senti um pingo de medo!'' Ou seja, ela é mais macho que muitos homens que conheço que se borrariam com muito menos que isso! kkkkkkkkkkk!
Eu, Ju e Nath ficamos as próximas 2 hrs dormentes, anestesiadas, e depois paramos na empadinha e um cachorrinho lindo e fôfo foi atropelado em nossa frente, nunca presenciei algo assim, fiquei arrasada, morrendo de dó do bichinho, Ave...que fadiga essa noite me provocou! Ao chegar em casa, o Corinthians havia feito um gollllll, o/ mas ele precisava de mais gols p/ ganhar do flamengo, isto é, ganhou o jogo, mas saiu do campeonato, ngm merece uma coisa dessa, depois de tudo que eu passei por causa desse time....

A videira

Evangelho de hj: (João 15,1-8)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Já havia escutado esse evangelho várias vezes na igreja, e nunca tinha parado p/ refletir sobre sua idéia principal. Em meio a tanta correria do dia-a-dia, e até a pensamentos que encombrem e tumultuam a nossa atenção às coisas que ocorrem ao nosso redor...percebo hj que se nossa mente não estiver voltada veementemente ao que queremos aprender ou entender, somos capazes até de escutar que ganhamos numa loteria e não assimilar nada, tamanha é nossa distração. Bom, isso eu notei hj ao prestar atenção nesse evangelho na minha missa diária bem cedo da manhã...ele é entranhável, marcante... qd o ouvi hj, me veio uma sensação de alegria e paz incomensurável, acho que isso se dá pela enorme intimidade entre nós e Deus, na pessoa de Jesus, a qual é substanciada nessa leitura. É fortemente lindo quando Ele anuncia: ''5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.'' Sinceramente, quero ser o ramo mais verde e virtuoso dessa videira, e muitas vezes já me peguei afastada, como que um galho seco, que não estava enraizado, nem formava essa relação de vital com Deus, nem produzia fruto algum, não que eu lembre, ou se produzido fora, provavelmente um fruto maculado, que não serve para consumo, inutilizável.
Essa semana, Jesus me pediu para ser mais atenta à beneficência e à liberalidade, em outras palavras, que eu pondere mais meus conceitos do que é fazer o bem, eis a acepção do termo beneficência: ''Ato, HÁBITO, ou virtude de fazer o bem. Caridade. Filantropia. Ao menos é como diz Aurélio, se ele é quem diz, quem sou eu p/ querer inverter essa tradução? Só me resta agora pedir ao amado Jesus, que me dê força e coragem suficientes para manter-me conectada à Ele (videira), enquanto eu viver aqui, acredito que essa beneficência é sim o maior de todos os frutos que alguém pode manifestar sua fertilidade como ramo da árvore(Jesus) linda de Deus(agricultor).

segunda-feira, 3 de maio de 2010


''Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. (Evangelho de João 14, 13-14).


Hoje pela manhã qd estudava no quarto, os pedreiros aqui na construção do lado colocaram no radio a música ''Aqui - de Ana Carolina''. Lembrei de quem não devia. ;(

Aqui
Eu nunca disse que iria ser
A pessoa certa pra você
Mas sou eu quem te adora
Se fico um tempo sem te procurar
É pra saudade nos aproximar
E eu já não vejo a hora
Eu não consigo esconder
Certo ou errado, eu quero ter você
Ei, você sabe que eu não sei jogar
Não é meu dom representar
Não dá pra disfarçar
Eu tento aparentar frieza mas não dá
É como uma represa pronta pra jorrar
Querendo iluminar
A estrada, a casa, o quarto onde você está
Não dá pra ocultar
Algo preso quer sair do meu olhar
Atravessar montanhas e te alcançar
Tocar o seu olhar
Te fazer me enxergar e se enxergar em mim
Aqui
Agora que você parece não ligar
Que já não pensa e já não quer pensar
Dizendo que não sente nada
Estou lembrando menos de você
Falta pouco pra me convencer
Que sou a pessoa errada.
(Ana Carolina)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIÁRIO DE MARIA (ADRIANA)

Olho nos teus olhos
E em meio a tanto pranto
Parece mentira que o crucificaram
Que és o pequeno, que eu embalei
Que adormecia tão logo em meus braços
Aquele que sorria ao olhar o céu
E quando rezava ficava sério
Sobre este madeiro vejo o pequeno
Que entre os doutores falava no Templo
Que quando perguntei, respondeu com calma
Que se encarregava dos assuntos de Deus
Esse mesmo menino que está na cruz
O Rei dos homens se chama Jesus
Esse mesmo homem já não era um menino
Quando naquelas bodas lhe pedi mais vinho
Que alimentou a tantas pessoas
E aos pobres e enfermos os olhou de frente
Sorriu com aqueles a quem tanto amou
E chorou em silêncio ao morrer seu amigo
Já cai a tarde, o céu fica nublado
Logo voltarás ao teu Pai eterno
Dorme pequeno, dorme meu menino
A quem eu entreguei todo o meu carinho!
Como em Nazaré, naquela manhã:"Eis aqui tua serva
Eis aqui tua escrava!"

''É preciso saber viver!''


No dia 15 de abril de 2010, mais precisamente quinta passada, quando voltava da minha corrida diária por volta das 8:00 hrs da manhã, presenciei duas cenas quase no mesmo interstício de tempo, a primeira foi um pouco mais cedo, às 7:20hrs assim que eu chegara na praia presenciei um asssalto à umas senhoras que estavam no mar e haviam deixado a bolsa de uma delas na areia, 2 crianças a apanharam e correram muito, corri atrás dos doismas eles logo pegaram suas bicicletas e avançaram com grande rapidez. Fiquei pasma com aquela situação, quando parei meu coração estava a mil por segundo! Então voltei para começar minha corrisa, tentei avisar a algumas pessoas do ocorrido p/ que se prevenissem ao levar certos objetos à praia. Que qualidade de pais ensinam essas crianças a furtar, quiçá até roubar ou fazer algo pior? Que tipo de ser humano macula a vida de seres tão sublimes (como as crianças)desde tão cedo? Infelizmente tudo o que posso fazer é orar por elas...Depois da corrida, qd estava chegando em casa, me deparei com um homem, que era desprovido de um braço inteiro, e estava catando o lixo da minha residência, o que mais me impressionou, é que ele cantava com uma paz, que poucos grandes empresários, ou médicos e juízes cantam no dia-a-dia de seu labor. Logo ele, que naquele estado, ao sol quente, sem um braço, e mais velho, não é bem visto em lugar nenhum desse mundo com bons olhos, ainda mais, quando avaliado no campo laboral, em que se luta por um emprego sendo uma pessoa qualificada e totalmente saudável, estimemos então a situação daquele humilde homem. jamais me esquecerei daquela cena e da paz que ele trazia no coração.

Que nosso coração não se ire com qualquer estorvo ou objeção do destino.
Que saibamos e reconheçamos com frequencia o sentido mais profundo da palavra GRATIDÃO à DEUS. Para que assim possamos ser livres como aquele homem, desapegados à tudo que se pode tocar, e que em sua ausência nos fazem pessoas altamente frustadas e dependentes.
Eis a minha maor lição de hoje: Praticar o desapego material e Ser grata á Deus por TUDO que Ele me concede a cada manhã! (Priscilla Leticia S. Pereira)

''É que ainda não entendemos que a pior tragédia na vida de um homem é aquilo que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo.''(Washington Araújo)

domingo, 21 de março de 2010

Viver pra mim é Cristo - Pe. Fábio de Melo

Carta de São Paulo apóstolo aos Filipenses:Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força de sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

''Senhor, preciso Te dizer que é impossível me esquecer
Que não estou só nesta batalha entre o bem e o mal
A cada nova experiência, eu Te glorifico mais
Te ter é a maior diferença em mim
Se os bons combates eu não combater

Minha coroa não conquistarei
Se minha carreira eu não completar
De que vale a minha fé tanto guardar
Se perseguido aqui eu não for

Sinceramente um cristão não sou
A Tua glória quero conhecer
Ver a experiência de sobreviver...
Se calarem o som da minha voz
Em silêncio estarei a orar
Se numa prisão me colocarEu vou Te adorar
Se minha família me trairEu vou sonhar com Deus

Viver seus planos isso é parte
De uma carreira de cristão
Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho

Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar
Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus

Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar... até chegar ao céu...''
(Pe. Fábio de Melo)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Escolhas de uma vida Pedro Bial


A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: Nós somos a soma das nossas decisões.
Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.
Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar minha vida.
Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura.
No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém,
apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.
As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços... Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.
Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado.
Por isso é tão importante o autoconhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos.
Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.
Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido.
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha
responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!

Idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque.
Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.
As conseqüências seriam as melhores possíveis.
Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.

Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.
O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.


PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007

Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
PARABÉNS PARA O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE. BOA SORTE JUNTO A SEUS PARES.

Só assim para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Um país se mede pela educação do seu povo. Educação de qualidade para todos. É a única chance que os mais pobres têm para competir de igual para igual no meio acadêmico!

Deus nunca erra

Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!

Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.

Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.

O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.

O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.

Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.

Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?

Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.

Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.

Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

BBB 10: Baixaria ao vivo!!!
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é putaria ao vivo!!!

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um zoológico humano divertido . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais do zoológico: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados..

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o escolhido receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores )

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um artigo de Jabor, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Faça sua parte !!!

Arnaldo Jabor


Quem não dá assistência, abre concorrênciaVocê homem da atualidade, vem se surpreendendo diuturnamente com o "nível" intelectual, cultural e, principalmente, "liberal" de sua mulher, namorada e etc. Às vezes sequer sabe como agir, e lá no fundinho tem aquele medo de ser traído - ou nos termos usuais: "corneado". Saiba de uma coisa... esse risco é iminente, a probabilidade disso acontecer é muito grande, e só cabe a você, e a ninguém mais evitar que isso aconteça ou, então, assumir seu "chifre" em alto e bom som. Você deve estar perguntando porque eu gastaria meu precioso tempo falando sobre isso. Entretanto, a aflição masculina diante da traição vem me chamando a atenção já há tempos. Mas o que seria uma "mulher moderna"? A princípio seria aquela que se ama acima de tudo, que não perde (e nem tem) tempo com/para futilidades, é aquela que trabalha porque acha que o trabalho engrandece, que é independente sentimentalmente dos outros, que é corajosa, companheira, confidente, amante... É aquela que às vezes tem uma crise súbita de ciúmes mas que não tem vergonha nenhuma em admitir que está errada e correr pros seus braços... É aquela que consegue ao mesmo tempo ser forte e meiga, desarrumada e linda... Enfim, a mulher moderna é aquela que não tem medo de nada nem de ninguém, olha a vida de frente, fala o que pensa e o que sente, doa a quem doer... Assim, após um processo "investigatório" junto a essas "mulheres modernas" pude constatar o pior: VOCÊ SERÁ (OU É???) "corno", a menos que: - Nunca deixe uma "mulher moderna" insegura. Antigamente elas choravam. Hoje, elas simplesmente traem, sem dó nem piedade. - Não ache que ela tem poderes "adivinhatórios". Ela tem de saber - da sua boca - o quanto você gosta dela. Qualquer dúvida neste sentido poderá levar às conseqüências expostas acima. - Não ache que é normal sair com os amigos (seja pra beber, pra jogar futebol...) mais do que duas vezes por semana, três vezes então é assinar atestado de "chifrudo". As "mulheres modernas" dificilmente andam implicando com isso, entretanto elas são categoricamente "cheias de amor pra dar" e precisam da "presença masculina". Se não for a sua meu amigo... bem... - Quando disser que vai ligar, ligue, senão o risco dela ligar pra aquele ex bom de cama é grandessíssimo. - Satisfaça-a sexualmente. Mas não finja satisfazê-la. As "mulheres modernas" têm um pique absurdo com relação ao sexo e, principalmente dos 20 aos 38 anos, elas pensam em - e querem - fazer sexo todos os dias (pasmem, mas é a pura verdade)...bom, nem precisa dizer que se não for com você... - Lhe dê atenção. Mas principalmente faça com que ela perceba isso. Garanhões mau (ou bem) intencionados sempre existem, e estes quando querem são peritos em levar uma mulher às nuvens. Então, leve-a você, afinal, ela é sua ou não é???? Nem pense em provocar "ciuminhos" vãos. Como pude constatar, mulher insegura é uma máquina colocadora de chifres. - Em hipótese alguma deixe-a desconfiar do fato de você estar saindo com outra. Essa mera suposição da parte delas dá ensejo ao um "chifre" tão estrondoso que quando você acordar, meu amigo, já existirá alguém MUITO MAIS "comedor" do que você...só que o prato principal, bem...dessa vez é a SUA mulher. Sabe aquele bonitão que, você sabe, sairia com a sua mulher a qualquer hora. Bem... de repente a recíproca também pode ser verdadeira. Basta ela, só por um segundo, achar que você merece...Quando você reparar... já foi. - Tente estar menos "cansado". A "mulher moderna" também trabalhou o dia inteiro e, provavelmente, ainda tem fôlego para - como diziam os homens de antigamente - "dar uma", para depois, virar pro lado e simplesmente dormir. - Volte a fazer coisas do começo da relação. Se quando começaram a sair viviam se cruzando em "baladas", "se pegando" em lugares inusitados, trocavam e-mails ou telefonemas picantes, a chance dela gostar disso é muito grande, e a de sentir falta disso então é imensa. A "mulher moderna" não pode sentir falta dessas coisas...senão... Bem amigos, aplica-se, finalmente, o tão famoso jargão "quem não dá assistência, abre concorrência". Deste modo, se você está ao lado de uma mulher de quem realmente gosta e tem plena consciência de que, atualmente o mercado não está pra peixe (falemos de qualidade), pense bem antes de dar alguma dessas "mancadas"... proteja-a, ame-a, e, principalmente, faça-a saber disso. Ela vai pensar milhões de vezes antes de dar bola pra aquele "bonitão" que vive enchendo-a de olhares... e vai continuar, sem dúvidas, olhando só pra você!


Vergonha


Você sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?

Todo presidiário com filhos, OU ENTEADOS MENORES DE 21 ANOS tem direito a uma bolsa que, a partir de 1º/1/2010 é de R$798,30 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala pra conseguir e manter uma família inteira. Ou seja, (falando agora no popular para ser MELHOR entendido)Bandido com 5 filhos, além de comandar o crime de dentro das prisões, comer e beber nas costas de quem trabalha e/ou paga impostos (NAS NOSSAS), ainda tem direito a receber auxílio reclusão de R$3.991,50 da Previdência Social.Qual é o pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual ou mesmo um aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário?Mesmo que seja um auxílio temporário, prisão não é colônia de férias, PORRA!!! (Desculpem!)
Isto é um incentivo a criminalidade nesse pais de merda, formado por corruptos e ladrões em todos os escalões.Não acredita?Confira no site da Previdência Social com SEUS PRÓPRIOS OLHOS! Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS(
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22 ).Pergunto-lhes:

1. Vale a pena estudar e ter uma profissão?

2. Trabalhar 30 dias para receber salário mínimo de R$510,00, fazer malabarismo com orçamento para manter a família?

3. Viver endividado com prestações da TV, do celular ou do carro que você não pode ostentar para não ser assaltado?

4. Viver recluso atrás das grades de sua casa?

5. Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso, recebe uma bolsa de R$798,30 para seu sustento, RECEBE?

6. Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?
7. Vc acredita nas promessas dos politicos corruptos, ladrões eleitos pela grande massa de ignorantes em nosso pais?

8. Você acredita no discurso da polícia que está se esforçando para diminuir a criminalidade?
As perguntas já dizem tudo por si só.


A Evolução da Educação

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...Leiam relato de uma Professora de

Matemática:Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receberainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.Está certo?( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas...???

"Em 2009 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...???"Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...


(Profa. Antonia Franco)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Satisfação

Sei que não mereço Todo o teu apreço
Sou irresponsável
Me chame assim mesmo
Sei que é bem verdade
Tudo de que me acusares
Já que estou em tuas mãos
Faz como entenderes
As canções mais tolas
Tendo os seus defeitos
Sabem diagnosticar
O que vai no peito
Pego o telefone, Ligo a televisão
Abro a geladeira, Mas não tem satisfação
E eu não vou me dar Ao luxo de te perder
Eu me recuso a admitir Que amar é sofrer


(Lulu Santos)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010




O MEC e os cursos jurídicos
Após a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2006, o Ministério da Educação constatou que 89 cursos de direito tiveram graves problemas pedagógicos. Concedeu, então, o prazo de um ano para que as entidades mantenedoras apresentassem planos circunstanciais de melhorias. Agora, o Ministério da Educação divulgou o primeiro balanço do grupo especial encarregado de avaliar as medidas tomadas, como aumento do acervo das bibliotecas, modernização das instalações físicas, redefinição das linhas de pesquisa e contratação de mais professores com título de mestre ou doutor.
A supervisão dos 89 cursos reprovados, quase todos mantidos por instituições particulares, teve início em 2007, quando o MEC montou um grupo de especialistas em direito para supervisionar o setor, integrado por técnicos da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e por representantes da Comissão Nacional de Ensino da OAB e da Associação Brasileira de Ensino de Direito.
Preparado pela Sesu, o relatório do grupo de supervisão ainda é parcial e envolve somente 14 cursos, dos quais apenas 5 conseguiram melhorar o desempenho acadêmico em relação aos resultados do Enade de 2006. Os 9 cursos restantes continuaram reprovados pelos critérios do MEC e poderão ser punidos. Cinco podem ser obrigados a suspender a realização de exames vestibulares no próximo ano, a reduzir o número de vagas e a não aceitar novos alunos. E os outros 4 responderão a processos administrativos que podem resultar em seu fechamento, por falta de qualidade.
Uma das instituições reprovadas é a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, da cidade de Diamantino (MT), administrada pela família do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Numa escala de 0 a 5, seu curso de direito ficou com a nota 2, no Enade, e as medidas tomadas para suprir as deficiências, nos últimos dois anos, foram consideradas insuficientes pelas comissões de fiscalização da Sesu.
Antes de começar a aplicar as sanções anunciadas, a Sesu deu o prazo de 15 dias para que as mantenedoras dos 9 cursos de direito reprovados apresentem sua defesa e expliquem por que os planos de melhoria acertados há dois anos com o MEC acabaram não dando certo. “Se não for apresentado nada de novo na defesa, a tendência do MEC é fechar esses cursos”, afirma a secretária de Ensino Superior, Maria Paula Dallari. Sanções semelhantes foram aplicadas entre 2008 e 2009 pela Sesu a faculdades de medicina reprovadas no Enade. Elas também tiveram de suspender os vestibulares e reduzir o número de alunos.
Existem cerca de 1.120 cursos jurídicos em todo o País. O número é considerado excessivamente alto. Com uma população bem maior que a nossa, os Estados Unidos, por exemplo, têm menos de 200 faculdades de direito. Atualmente, as faculdades brasileiras estão formando 50 mil bacharéis por ano, em média, e o mercado de serviços legais, disputado por mais de 600 mil advogados, há muito tempo está saturado. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, entre 2007 e 2008 a média era de 1 estudante de direito por 173.410 habitantes. Entre os professores de direito, apenas 10% fizeram cursos de especialização ou de pós-graduação. Além de não terem treinamento em pedagogia ou pesquisa, muitos professores limitam-se, em suas aulas, a apresentar aos alunos o que costumam fazer no cotidiano de seus escritórios ou nos tribunais, como advogados, promotores ou juízes.
A proliferação de faculdades de direito começou na década de 1990. Estimulados pelo crescimento do número de formandos do ensino médio, os empresários da educação investiram na criação de cursos superiores que dispensavam investimentos em laboratórios e equipamentos especializados. Como a oferta de vagas acabou excedendo em muito a procura, os empresários sacrificaram a qualidade dos cursos para abaixar as mensalidades e atrair alunos. Os resultados foram desastrosos. Não resta ao MEC outra saída a não ser punir os cursos reprovados com sanções administrativas e ameaças de fechamento. A política está correta, mas a melhora dos cursos reprovados no Enade ainda vai demorar muito tempo.

Reproduzido da página Notas e Informações do Jornal O Estado de São Paulo, de 03.01.10